Pesquise aqui...
TOP
Uncategorized

Livro de Cabeceira: O céu está em todo lugar, de Jandy Nelson

“O céu está em todo lugar” combina bem com o dia de hoje, 2 de novembro, Finados. O livro trata de perdas e de como lidar com elas. Trata esse assunto tão delicado, a morte, que a gente sabe que existe, mas nunca imaginamos como é até acontecer com alguém que a gente gosta. Já adianto é que um dos livros mais lindos que já li e vi na vida. Além das história quase poética, com diálogos bem construídos e muito sentimento em cada frase, a diagramação do livro é perfeita. A cada capítulo tem uma página com uma decoração impecável. Não sei explicar, mas é linda. Enfim, é um livro que merece um lugar muito especial na sua estante, – e no seu coração também.

• Autor: Jandy Nelson
• Páginas: 416
• Editora: Novo Conceito
• Sinopse: Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida – e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda…
Quem já perdeu alguém próximo e querido sabe bem como é estar sem chão. Achar que aquela dor horrível e aquele vazio nunca vão passar. Eu já estive nessa situação e, apesar de ainda sentir dor, a vontade de se fechar para o mundo passou. Ainda bem!

Lennie quando perdeu sua irmã mais velha, uma adolescente de 17 anos e que era o seu alicerce, não se conformava com o fato de que tudo que a rodeava seguiu em frente. Que, apesar dela ter perdido o apoio, as coisas continuavam a acontecer normalmente. Para ela, o justo seria que já que o coração de sua irmã parou de bater, nada deveria voltar a funcionar também. E Lennie se sente pior ainda por estar se transformando em outra pessoa depois da morte de Bailey. Ela estava tão segura na sombra da irmã, tão bem sendo a irmã de Bailey que, sem ela, estava estranhando e se condenando por ser apenas Lennie, uma adolescente conflituosa e que não sabe, agora, lidar sozinha consigo mesma.

Eu fiquei sinceramente impressionada em como a autora conseguiu expressar bem os sentimentos Lennie, mostrar toda a confusão que se passava pela cabeça dela. Fiquei ainda mais impressionada com a forma como ela envolveu as dores da protagonista e de Toby, o ex namorado de Bailey que também está extremamente depressivo, é claro. Lennie encontra em Toby um espelho. Ou melhor, ela encontra a irmã em Toby, em cada pedaço e gesto dele. E ele o mesmo quando está com a ex cunhada. O envolvimento dos dois, é claro, causa estranheza. Mas se você parar para pensar, vai perceber que, por um entender a dor do outro, para eles, estar juntos é compartilhar uma dor que parece que ninguém mais é capaz de compreender.

Nesse ambiente conflituoso, também existe Joe, um cara novo na escola de Lennie que é a sua oportunidade de seguir em frente sem Bailey, ter uma vida normal e se descobrir sem a irmã. A protagonista tenta tudo isso com ele e vê que tudo é mais fácil com Joe. Mas, na cabeça dela, seguir em frente é errado. E, além disso, ela não sabe como faz isso. Não sabe como acordar de manhã e aceitar que o alicerce dela caiu.

Para mim, este livro pode ser entendido em uma palavra: Superação. Gosto de como ele mostra como o dia a dia pode ser construído mesmo depois que parece que não há nada mais que valha a pena na vida. Mostra que, no fim, tudo pode ser encarado como um recomeço, basta você aceitar. Fazendo mesmo relação com título, a história de Lennie mostra que o céu, realmente, está em todo lugar. 

Karla Lopes

Karla Lopes tem 29 anos, é de Belo Horizonte, empresária, jornalista e criadora de conteúdo atuando há 12 anos na internet. Além disso, é a criadora da Lunnare Co., marca de autocuidado holístico que trabalha a magia das ervas. Por aqui, vocês vão encontrar conteúdos autorais de comportamento, bem estar, espiritualidade e beleza. Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *