Fotografia e moda são quase irmãs gêmeas quando a gente fala de expressões artísticas. Conseguem imaginar a moda sem fotografia? E a fotografia sem um espaço para a moda? Não dá, né? Por isso, sempre que acontece alguma exposição que une os dois ramos, a certeza o que será possível ver é um trabalho bem inspirador. “Uma vida iluminada”, expo que começa amanhã, 4 de fevereiro, no café do Memorial Minas Vale, mostra um recorte dos feitos de Ana Valadres, que lá nos anos 70 dava um ponta pé inicial na carreira de fotógrafa de moda em Belo Horizonte, sendo a precursora do segmento na capital.
![]() |
Karina, anúncio Artimanha -1990 |
Com 120 fotografias projetas em vídeos e 18 impressas, a exposição retrata não só personalidades como Adélia Prado (amo fortemente), Elke Maravilha, entre outros, como também mostra imagens de natureza e editorais de moda. Curioso é que Ana, aos 14 anos de idade, depois de conhecer um laboratório fotográfico, se apaixonou pelo meio. E, óh, autodidata, tá? Fez alguns cursos na área, mas começou mesmo por conta própria.
Mesmo com o pouco espaço da moda na imprensa e das mulheres na fotografia, Ana fez com que seu trabalho fosse reconhecido desde a década de 80, com seu olhar por meio da câmera publicado em diversos grandes veículos de imprensa aqui em BH, até os dias de hoje. Outra curiosidade sobre as fotos é o uso da luz natural, já que na época em que Valadares começou a atuar no ramo não existia luz elétrica.
![]() |
Camilo Paoliello, estlista – 1985 | Debora e Anna Lee, anúncio Renato Loureiro – 1987 |
Deixe um comentário