Pesquise aqui...
TOP
Uncategorized

É ou não é publicidade?

Há um tempinho uma coisa vêm me incomodando na blogosfera: tudo que você posta, sendo no blog ou em redes sociais, é taxado como publicidade. Não pode citar a marca, não pode falar que gostou, não pode taggear a empresa, caso contrário, sempre vem alguém te questionando ou acusando, como acontece na maioria dos casos, de estar fazendo propaganda velada.
Isso começou a acontecer quando apareceram várias denúncias de blogueiras que ganhavam dinheiro para dar aquela “dica amiga”. Aí todas as bloggers, principalmente as de moda e beleza, começaram a pagar o pato por causa dessas que eram desonestas com as suas leitoras. Como me acusaram há alguns dias e também vi acontecer com outras blogueiras no Instagram, resolvi fazer este post para esclarecer algumas coisinhas:
– Quando é publicidade? 
Bom, quando eu estou sendo paga para falar sobre um produto ou serviço, sempre vai aparecer ao final do post um banner escrito que tal texto é um publieditorial. Da mesma forma, uso hashtags para identificar anúncios no Facebook ou Instagram do HC.
– Você ganhou ou comprou o produto? 
Tudo que recebo das assessorias de imprensa ou empresas e mostro aqui no blog é identificado como tal. Se ganhei o produto, vocês vão ficar sabendo! Os chamados “press kits” são esses produtos que recebo para testar, normalmente, novidades de marcas de beleza. A maioria das pessoas que trabalha com comunicação recebe tais kits. Na TV, por exemplo, em que trabalho com cultura, sempre recebo livros, cds, filmes, convites para teatro, cinema, exposições… Falar sobre o que é novo faz parte do meu trabalho, sendo como blogueira ou jornalista. 
– E quando é presente ou você é convidada para conhecer algum serviço?
A gente também recebe produtos que não são, necessariamente, novidades. Às  vezes, roupas ou acessórios de uma marca, ovo de páscoa/chocolate (como aconteceu nos últimos dias), entre outros mimos. Além disso, também acontece de sermos convidadas para conhecer algum serviço/loja. Se eu julgar interessante, posto aqui sem problemas, avisando, é claro, que fui convidada para conhecer tal proposta. 
– Você fala sempre sobre uma mesma loja/marca. Ela te paga?
Se ela me pagar, vou avisar. Pode ser que goste da loja/marca e por isso fale tanto dela. Isso acontece, gente. 
– Você sempre posta o que ganha, seja press kit ou presente?
Na maioria das vezes, sim. No meio da comunicação, existe a divulgação por publicidade e a divulgação espontânea. Quando eu estou sendo paga para falar de tal produto que recebi, divulgo identificando que recebi dinheiro para falar sobre o que postei. Quando não estou sendo paga, é mídia espontânea. Ganhei algo, gostei, achei bacana compartilhar e é isso aí! Se recebi da marca, coloco a tag #presskit, se comprei, não coloco nada, afinal, pra quê, né? 
A ideia dos blogs de moda e beleza é falar sobre os assuntos de forma livre. Compartilhar uma peça bacana que comprei, uma novidade de maquiagem que usei, algo novo para o cabelo que recebi… Essa sempre foi a ideia. As pessoas têm que entender que, comprando ou ganhando algo num press kit, essa é uma forma de gerar conteúdo para o blog e suas redes sociais. Como bloggar se firma cada vez mais como profissão rentável (o que não é, de jeito nenhum, errado), muitas pessoas confundem e acham que todo mundo neste meio age de má fé. Não é bem assim! Existem, claro, blogueiras que camuflam publicidade, mas existem também muitas que são honestas e mandam a real para as suas leitoras. São nessas últimas que vocês devem confiar, óbvio!
Aqui no HC eu sempre fiz (e ainda faço!) questão de deixar tudo bem claro. O mesmo acontece no Pluriblogs, coletivo de blogs do qual eu participo. Quis fazer esse post só para esclarecer essas coisas e não ter que me explicar toda vez que gostar de um produto e quiser falar dele, afinal, falar sobre o que me agrada (ou não), sempre foi  objetivo do blog, né? 😉
Imagem: Laurenconrad.com
TAGS:

Karla Lopes

Karla Lopes tem 29 anos, é de Belo Horizonte, empresária, jornalista e criadora de conteúdo atuando há 12 anos na internet. Além disso, é a criadora da Lunnare Co., marca de autocuidado holístico que trabalha a magia das ervas. Por aqui, vocês vão encontrar conteúdos autorais de comportamento, bem estar, espiritualidade e beleza. Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *