Pesquise aqui...
TOP
Uncategorized

Cinco motivos para você criar JÁ o seu canal no Youtube

Não precisa ser um especialista em web para perceber que, hoje, criar conteúdo para uma única plataforma não é o suficiente. A quantidade de redes sociais que surge a cada dia pode ser uma das provas disso. Um blog, muito dificilmente, vai conseguir se sustentar sozinho. A lógica é simples: se você cria conteúdo na internet, é preciso divulgá-lo para o máximo de pessoas. Então, deixá-lo em apenas um local não é uma estratégia muito inteligente. Aliado a isso, vem a constatação, por meio de diversas pesquisas, que o vídeo, por exemplo, é mídia do momento. Além de todo o movimento mobile que a gente observa e a rapidez da publicação de conteúdos diversos via Instagram, Twitter (sim, ele não morreu, pelo menos não lá fora!), Snapchat, entre outros.
Por isso, e por muitas outras razões, eu sempre defendi o uso do Youtube para complementar conteúdos de blogs e sites. Pelo menos na moda e na beleza, é notável o investimento de tempo, dinheiro e criatividade em canais. Muita gente demorou a olhar para o site com um viés profissional mas, agora, está todo mundo lá. É claro que os blogs, as publicações de textos e imagens, continuam com tudo, mas é impossível ignorar este movimento que os vídeos estão causando na blogosfera. E se você ainda torce a cara para eles, te dou cinco motivos para mudar de posicionamento:
1- O Youtube é TV à cabo na internet
Faço esse tipo de comparação porque tem muita gente produzindo conteúdo de qualidade para o site. Se antes a gente só via vídeos amadores por lá, hoje a história é completamente outra. Dá sim para pensar em vídeos com roteiros e temas bacanas para diversos canais e criar um público fiel que, muitas vezes, trocam o controle remoto pelo notebook, celular ou tablet. (Veja mais: a revista Exame escreveu sobre isso aqui)
2- Com um canal no site, você pode aumentar o seu conteúdo
É o que eu disse lá em cima: hoje, dificilmente, deixar as suas publicações numa única mídia é o suficiente para alcançar uma audiência considerável. Com a publicação de vídeos, você pode aumentar o leque de divulgação e atrair mais leitores para o site ou blog. Além disso, o próprio vídeo já rende um tema para  posts ou matérias. Na moda e na beleza, por exemplo, você pode resenhar uma base em texto e mostrar como ela funciona na prática em movimento. Ou na resenha de uma sombra, mostrar em vídeo como ela se comporta numa maquiagem completa, montando um tutorial. Dá pra ser tudo muito mais completo, sabe?
3- O vídeo aproxima muito mais
Quantas vezes  você não imaginou a voz ou o jeito de falar do seu blogueiro favorito? Ou mudou a impressão que tinha de uma pessoa ao ver um vlog dela no youtube? Acho que um dos principais papéis do vídeo é criar uma aproximação que nenhuma outra mídia consegue. O texto, por mais que se encaixe em sua vida, é distante perto de um vídeo. O mesmo vale para as fotos. Por experiência própria: a proximidade criada por meio das gravações do canal do Hey Cute é, com certeza, o que eu mais amo no Youtube.
4- Dá para ganhar dinheiro com isso sim, senhor
Engana-se quem pensa que o Youtube vem fazendo todo esse sucesso apenas por diversão. Tem muita, muita gente, ganhando uma grana boa ao criar conteúdo para o site. No meio da moda, beleza, culinária e humor, então… Claro, ninguém começa com a conta recheada, mas, gradativamente, dá para tirar uns tostões por lá, seja por meio de networks (comunidades que vendem publicidade e auxiliam o seu canal) ou pelo sistema Adsense, do próprio Google. Deixo aqui e aqui vídeos que podem ajudá-los a entender tudo isso um pouco melhor! 
5- Um vídeo é versátil
Sabe quando a gente deixa a TV ligada para ouvir o noticiário ou programas enquanto faz outras coisas? Pois é, dá para fazer isso com o Youtube também! Eu, por exemplo, atualizo a minha timeline de inscrições enquanto faço esteira ou bicicleta na academia. Ligo o celular, e pronto. O mesmo vale para quando estou cozinhando. Deixo o tablet na mesa e vou acompanhando meus youtubers enquanto preparo o meu almoço. Essa versatilidade dos vídeos acompanha a tendência mobile que eu citei no início do post: hoje, quanto mais coisas a gente conseguir fazer pelo tablet e/ou pelo celular, melhor. É legal pensar em informação que pode ser consumida a qualquer momento, sabe?
E aí, consegui convencer você a criar o seu canal? Se você gosta da ideia de gravar vídeos, vai lá, comece. No início, todo mundo fica tímido mesmo, mas com a tempo você vai se soltar e conquistar ainda mais público para as suas outras redes sociais. Uma coisa puxa a outra! 
Ah, e quem quiser conhecer o canal aqui do blog, não se esqueça de se inscrever para para receber todos os vídeos que publico por lá. É só clicar aqui! 😉

Imagem: Reprodução/Divulgação
TAGS:

Karla Lopes

Karla Lopes tem 29 anos, é de Belo Horizonte, empresária, jornalista e criadora de conteúdo atuando há 12 anos na internet. Além disso, é a criadora da Lunnare Co., marca de autocuidado holístico que trabalha a magia das ervas. Por aqui, vocês vão encontrar conteúdos autorais de comportamento, bem estar, espiritualidade e beleza. Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *