Pesquise aqui...
TOP
Uncategorized

Afinal, o que é um Planner?

Quem é apaixonada por artigos de papelaria já deve ter visto por aí que os planners, modelo de organização que faz um sucesso absurdo nos Estados Unidos, está começando a pegar por aqui. Mas, pera, o que é na verdade um planner? Alguns podem defini-lo como uma agenda, mas conto para vocês que o objeto é muito mais que isso. Um planner é aquele tipo de material de organização que mistura planejamento, como já diz o nome, com um apelo muito grande pelo uso da criatividade e é quase uma terapia para quem gosta de material de papelaria. 
Os planners “tradicionais”, se é assim que posso dizer, já se diferenciam das agendas pelo layout. Eles são divididos por colunas e cada data tem três espaços por página que podem ser usados para anotações em cada período do dia. Nas agendas, geralmente, é uma data por página, né? Além disso, eles têm divisórias que vão além dos compromissos diários. Na verdade, eles são feitos para se adequarem a nossa rotina da melhor forma possível, além de serem super customizáveis. 
Então, por exemplo, eu que tenho o blog posso colocar uma parte específica para isso no meu planner. Assim como quem tem uma rotina fitness, ou precisa de uma parte específica para finanças, ou estudos… Enfim, não que você não consiga fazer isso em uma agenda, mas no planner as coisas parecem mais organizadas. 
Nessa comunidade dos planners, alguns já são bem famosinhos, como os gringos Kikki K, Erin Condren, Happy Planner e Kate Spade, e os brasileiros Paperview e Evertop. Ah, preciso mesmo dizer que você não encontra tais planners por um preço baratinho, tipo de agenda, sabe? Por ser um material muito mais completo, pode se preparar para gastar mais de 100 reais neles. Alguns chegam a custar mais de 400 reais, como o da Paperview e os importados aqui no Brasil.
Mas você pode economizar um pouquinho fazendo o seu próprio planner em casa. Quem tem noção de design, pode fazer o seu modelo e mandar imprimir. Além disso, no Pinterest você acha milhares de layouts prontos para imprimir e montar o seu próprio planner num fichário pequeno, por exemplo. A impressão não sai baratinha, mas é ainda mais em conta que o material já ponto. 

Acho que o maior barato do planner é essa coisa de decorar as páginas, sabe? Muitos deles já vêm com adesivos para preencher as colunas e é uma verdadeira terapia ficar brincando nos espaços enquanto se organiza os dias. Se vocês procurarem por vídeos sobre o assunto vão ficar LOUCAS com o que as meninas fazem com seus planners. Sério, eu que sou viciada em papelaria, fico maluca a cada vídeo que pipoca na minha timeline do youtube.

Leia também: 

E espere só até vocês verem a quantidade de coisas que é possível encontrar por aí para usar nos planners, rs. É coisa de gente viciada em papelaria mesmo! Eu tenho muitos adesivos, post its, fitas adesivas, canetas, cartões, menos o planner – ainda. É um vício quase tão grande quanto o de maquiagem e requer cuidado porque, né, se deixar a gente sai comprando tudo que vê por aí e, no final das contas, não consegue usar nem a metade.

Meu planner dos sonhos é o da Paperview, mas ele é um pouquinho caro pra mim ainda. Como a Lu, do Chata de Galocha, mostra no vídeo acima, o produto é de extrema qualidade, o que realmente elava o seu preço. Eu entendo o valor, sabe? Quando você vê pela primeira vez, assusta, mas depois de assistir o vídeo dá para ver o quão completo este planner é. Uma opção mais barata deste tipo de produto aqui no Brasil é o da marca Evertop. Custa quase metade do preço do da Paperview e achei bem completinho também.

Eu vou pretendo comprar o da The Happy Planner, que é importado mas chega a um preço muito bom aqui em terras brasileiras. Tem lojas online que comercializam o produto e é possível encontrá-lo também com revendedoras em grupos sobre papelaria no Facebook. Eu participo de dois bem legais, o Agendas e Papelarias e o Planner Supplies Brasil.

E aí, estão apaixonadas pela ideia dos planners? Com a popularização deste tipo de material por aqui, já estão pipocando novas marcas com preços mais em conta. Acredito que, daqui a pouco, o produto vai ficar mais acessível, em todos os sentidos.  😉
Imagens: Reprodução/Divulgação

Karla Lopes

Karla Lopes tem 29 anos, é de Belo Horizonte, empresária, jornalista e criadora de conteúdo atuando há 12 anos na internet. Além disso, é a criadora da Lunnare Co., marca de autocuidado holístico que trabalha a magia das ervas. Por aqui, vocês vão encontrar conteúdos autorais de comportamento, bem estar, espiritualidade e beleza. Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *