Pesquise aqui...
TOP
Uncategorized

#1filmeporsemana: Percy Jackson e o Mar de Monstros

Para começar o projeto #1filmeporsemana (contei sobre ele aqui!), escolhi um filme que eu estava muito ansiosa para ver: Percy Jackson e o Mar de Monstros. Não sei se já contei para vocês aqui, mas sou totalmente fascinada pela série de livros que deu origem ao filme. A minha vontade de ir ao cinema conferir a adaptação da segunda história era só para ver se os diretores iriam consertar o que eles fizeram com a primeira.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios, para quem não leu o livro, é um filme ok, mas se você leu e foi ver a história nos cinemas sabe bem o que estou dizendo. O tempo todo eu me perguntava se o roteirista do filme tinha lido a série. Sei que nem toda adaptação é fiel, mas o que eles fizeram com Percy foi uma falta de respeito. Pois bem, passado o momento de revolta, venho aqui dizer que acho que os fãs vão ficar satisfeitos com o segundo longa, assim como eu fiquei. 
O filme começa com o Percy nos contextualizando com o que aconteceu no filme anterior e contando também da história de Thalia, filha de Zeus, que deu sua vida para proteger o acampamento quando ainda era criança. Eu, particularmente, gosto bastante dessa história e achei que foi muito bem contada no filme. No livro a gente percebe a coragem da garotinha e como o que ela fez foi importante para a proteção dos semi-deuses. Foi bacana ver isso bem explicado nas telonas.
Aí, depois do flashback, somos levados de volta ao presente, para o acampamento e quem aparece é uma das minhas personagens favoritas, a Clarisse. Uma das maiores broncas dos fãs da série Percy Jackson é a não inclusão da menina no primeiro filme. Eu quis matar um quando vi que ela não aparecia. Mas acho que a produção de Mar de Monstros compensou na forma como ela é apresentada. Gostei muito!
Aceitar o elenco foi um pouco difícil. O Percy, na verdade, tem 13 anos no segundo livro. Todos os personagens têm essa faixa etária e, bom, os atores não. Mas eles trabalham direitinho e agora já me acostumei com o trio principal, Percy, Annabeth e Groover. Por causa disso, houveram algumas adaptações, como a idade em que a profecia do Percy acontece, por exemplo. No livro, a data limite dela é quando ele faz 16 anos, já no filme, é 20.  Outra coisa que mudaram é que neste filme a Annabeth é loira, assim como nos livros. São pequenos detalhes, mas que fazem a diferença. 
Das coisas que mais amei no filme: os ciclopes! Já aviso que o irmão de Percy, Tyson, aparece de forma completamente diferente do livro, mas ficou legal, sabe? E eu gostei muito da escolha do ator e de como ele interpretou o personagem. A relação do Percy com ele ficou idêntica ao livro. 
A história, é claro, não ficou igualzinho ao livro, nunca fica. Tivemos algumas coisas diferentes, mas deu para perceber que a produção (e os atores também!) se esforçou para tentar melhorar o que fizeram no primeiro filme. E o bom é que não ignoraram cenas importantes, como fizeram no anterior. É um longa divertido, bem feito e empolgante. E o final é tão instigante como acontece no livro, te deixa com aquele gostinho para saber o que acontece no próximo.
Não é uma adaptação 5 estrelas (dei nota 3e pouco, quase 4!), mas não saí do cinema querendo matar ninguém. Se você leu o livro, pode ser que goste também, se não leu, é certeza que vai gostar. Agora, ansiedade me define para o próximo filme: Percy Jackson e o A Maldição do Titã, meu livro favorito da série! E, ah, ps: assistam o longa em 3D! 😉

Karla Lopes

Karla Lopes tem 29 anos, é de Belo Horizonte, empresária, jornalista e criadora de conteúdo atuando há 12 anos na internet. Além disso, é a criadora da Lunnare Co., marca de autocuidado holístico que trabalha a magia das ervas. Por aqui, vocês vão encontrar conteúdos autorais de comportamento, bem estar, espiritualidade e beleza. Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *