Search here...
TOP
Uncategorized

Em BH: 2º Ciclo Cinema e Moda

Já falei para vocês, né? Fiquem de olho na programação do Centro de Referência de Moda aqui em BH. O local sempre apresenta uma programação bem legal e variada de atividades ligadas à moda, como exposições, cursos, workshops, entre outros. Nesta semana, de 15 a 17 de outubro, acontece por lá o 2º Ciclo de Cinema e Moda, que uni as duas artes em uma série de palestras e sessões comentadas que nos ajudam a entender um pouco mais sobre a história e cultura da moda.
Vejam só a programação:
– Dia 15 de outubro, quarta-feira:
19h ­ “’Identidade de Nós Mesmos’, de Wim Wenders (1989) ­- Yohji Yamamoto e a visão oriental como ruptura na moda ocidental”, com Geanneti Tavares
A palestra tem como foco o processo criativo de um dos designers japoneses de maior repercussão, Yohji Yamamoto, sob o olhar do diretor Wim Wenders. O documentário abre caminho para o mestre em literatura, graduado em estilismo e Vestuário, Geanneti Tavares discorrer sobre a trajetória do japonismo desde fins do século XIX.
20h30 ­ “A Noite dos Desesperados ­ uma representação de Alexander McQueen”, com Márcia Mendonça
A atividade comandada pela jornalista e historiadora Márcia Mendonça procura estabelecer, a partir do contexto da Crise de 1929, a interface entre imagem e moda, relacionando o filme ‘A Noite dos Desesperados’, de Sydney Pollack, de 1969, ambientado na Depressão norte-americana, com a coleção de 2004, de Alexander McQueen, inspirada no filme de Pollack, vista enquanto campo de representação e discurso político. 

Dia 16 de outubro, quinta-feira:

19h ­ “Moda e ficção científica: utopias, distopias e (des)individualização”, com Marina Aguiar

A partir da relação entre individualidade e perda da identidade, a pós-graduada em Linguística Aplicada e analista em Desenho Instrucional, Marina Aguiar, abordará um pouco da influência da moda no processo da construção de ícones e mitos. A apresentação será focada nas imagens e comentários sobre os estilistas e figurinistas responsáveis, bem como sobre as implicações ideológicas subjacentes às cores, cortes, modelos, personagens e personalidades com a apresentação de trechos dos filmes que tiveram seus figurinos planejados por ícones da moda, grandes estilistas dentre eles Aelita (1924), de Yakov Protazanov, Metrópolis (1927) de Fritz Lang, Barbarella (1968) de Roger Vadim, Horizonte Perdido (1973) de Charles Jarrott, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, O Quinto Elemento (1997) de Luc Besson, Acquaria (2003) de Flávia Moraes, Jogos Vorazes (2012) de Gary Ross, Jogos Vorazes ­ Em Chamas (2013) de Francis Lawrence, Teorema Zero (2013) de Terry Gilliam.

20h30 ­ “Bonequinha de luxo: o desejo de consumo de um produto icônico de moda e luxo”, com Andreia Salvan

A palestra de Andreia Salvan, pós-graduada em Design de gemas e joias, irá abordar o papel do desejo no consumo de produtos de luxo usando como exemplo o filme Bonequinha de Luxo, que mostra a relação da personagem com a vitrine da loja Tiffany. A reflexão serve como ponto de partida para o debate sobre o papel do cinema na construção da marca como ícone de luxo. 

Dia 17 de outubro, sexta-feira:

19h ­ “Star system e a moda”, com Bruno Castiglia

A partir da análise de uma série de filmes que fazem parte da história do cinema, o consultor em figurino Bruno Castiglia pretende analisar o sistema de estrelas, que é o método de criação, promoção e exploração de artistas por Hollywood. Castiglia fala desse sistema desde o início, até a sua vigência, estabelecendo relações entre ele e o universo das novelas brasileiras.

20h30 ­ “Design do Imaginário”, com Cibele Navarro

Mediados pela professora e especialista em figurino, Cibele Navarro, alunos do Curso Tecnológico em Design e Moda da UNIBH irão refletir e discorrer sobre o processo criativo no desenvolvimento da coleção “Design do Imaginário”, que aborda a relação entre moda e cinema através da criação de peças e roupas a partir de referências cinematográficas como: O Poderoso Chefão, Laranja Mecânica, Bonequinha de Luxo e Cinderela em Paris.
A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso retirar senhas (que são limitadas) no local a partir das 18h30 de cada dia de ciclo. O Centro de Referência de Moda fica localizado na rua da Bahia, 1149, no centro aqui de BH. Quem quiser mais informações é só ligar no número (31) 3277-9248. Vou tentar ir todos os dias, nos vemos lá? 🙂
TAGS:,

Karla Lopes

Karla Lopes tem 27 anos, é de Belo Horizonte, blogueira e jornalista trabalhando há 10 anos com produção de conteúdo para a Internet. Além disso, aventura-se com produção de cerâmicas feitas à mão (que são vendidos na minha loja: www.heycutestore.com). Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *