Search here...
TOP
Beleza

Respondi 11 perguntas que vocês fizeram sobre megahair

Há uns dias eu perguntei no Instagram o que vocês queriam saber sobre usar megahair. Uso esse formato de extensão capilar há três anos e sei que gera muita dúvida e curiosidade, especialmente em que tem vontade de usar também. Essas perguntas também vão virar um vídeo no IGTV (sai na próxima semana!), mas resolvei respondê-las por aqui porque sei que muitas de vocês adoram um textão, hehe.

Começo dizendo que resolvi colocar megahair por conta própria. Pensei, pensei, pensei e decidi colocar em dezembro de 2014. Foi uma das melhores decisões da minha vida porque gosto MUITO de usar esse cabelo e a cada manutenção o quero ainda mais cheio e maior. A transição capilar passou sim pela minha cabeça em vários momentos, mas não é algo que quero agora. Quando eu quiser, ela vai acontecer de uma forma natural, sem pressão de ninguém assim como aconteceu quando coloquei o mega. Decidi por mim mesma e pronto. E é assim que tem que ser, né?

Selecionei as perguntas mais recorrentes e interessantes pra responder e aqui vai:

1. Como você escolhe o cabelo para o seu megahair?

Primeiro você tem que pensar em como você cuida do seu cabelo. Ele é natural? Alisado? Você usa chapinha? Eu escolhi um cabelo cacheado pra se aproximar ao meu cabelo atual, que não é natural, e se mescla muito bem com o megahair. Não queria trabalho, sabe? Eu lavo meus fios, deixo eles secarem e pronto. Não preciso fazer mais nada com secador, chapinha ou babyliss para finalizá-lo no dia a dia.

Além de pensar nisso, na hora de escolher o seu megahair é importante se atentar a qualidade do cabelo: ver se ele está limpo, hidratado, perceber se as pontas dele não estão muito ralas, se tem muitos fios brancos… Tudo isso é importante para você escolher bons fios!

Atualmente, uso um cabelo de 65cm e ele bate mais ou menos na minha cintura. O corte do meu cabelo é em V!

2. Como faz para lavar e pentear o cabelo? E o seu cabelo natural, como cuida?

Essa é uma pergunta engraçada, rs. Bom, para lavar é só… lavar! Limpo o meu cabelo normalmente. Entenda, o megahair agora É o seu cabelo, então você vai lavar normalmente, fazer suas hidratações e pronto. A lavagem é a mesma tanto para o natural quanto para a extensão. Os meus cuidados só mudaram um pouco porque o meu cabelo está maior, então acaba que demoro mais para lavar e pentear os fios e, além disso, também gasto mais produtos!

3. Qual método você usa?

Uso o método de queratina porque muita gente me falou que ele é o ideal para o cabelo (isso você pode perguntar para o seu cabeleireiro ou pessoas que vendem cabelo!). A colinha de queratina gruda o mega ao seu cabelo na raiz e na hora de tirar é só passar uma solução própria que ela dissolve. Nunca usei outros método e não pretendo trocar o meu atual.

4. Quanto custa em média? Onde você compra e faz o mega?

Isso varia muuuuito de salão para salão, sabe? O mesmo com o cabelo! É importante dizer que quanto mais cacheado for o cabelo, mas caro ele vai ser. Quando comprei pela primeira vez, para a cabeça toda, paguei 1,500 reais em mechas de 45cm – não lembro quantas gramas foram. Dessa minha última manutenção, comprei 60g de cabelo de 65cm e paguei 400 reais. Essa quantidade não é para cabeça inteira, tá? Foram umas três mechas! Eu sempre compro cabelo nas manutenções para aumentar o volume.

Eu faço meu mega com a Cléo deeesde a primeira vez. O salão dela fica no bairro Guarani, aqui em BH, e o telefone é 31 3445-1048 (se for marcar com ela, fale que conheceu por mim!). Não lembro quanto paguei na primeira vez, mas minha manutenção custa 450 reais (com relaxamento, hidratação e mega) e faço de 3 em 3 meses. O cabelo eu compro na Galeria do Ouvidor, na Galeria dos Cabelos ou na Lana Hair.

5. O megahair estraga o cabelo? Como está a saúde do seu cabelo natural?

Ouuutra pergunta super recorrente. É aquela coisa: se você ficar sem cuidar do seu cabelo, hidratar, nutrir e etc, ele fica danificado, certo? Então, com o mega é a mesma coisa! Tem que cuidar, gente! Lavar, hidratar… Não tem segredo. O meu cabelo natural cresceu MUITO e também ganhou volume. Com o mega eu percebi a quantidade absurda de cabelo que tenho e isso foi muito legal! O meu cabelo também é forte – se não, ele jamais aguentaria uma extensão desse tamanho. Atualmente, ele está na altura da base do pescoço e continua crescendo. O segredo é cuidar e conhecer o seu fio, só isso!

6. Como são as manutenções?

São tranquilas, porém demoradas hehe! Demoro mais ou menos umas 6 horas para fazer a manutenção do meu mega porque a Cléo é muuuito minuciosa para colocar as mechas, o que é ótimo. As manutenções devem ser feitas de 3 em 3 meses para não estragar o seu cabelo natural. Se ele cresce muito com o mega, pode correr o risco de embolar o seu fio e aí o bicho pega real. Então, fique atenta a esse período. Na primeira vez que fiz a manutenção do meu mega, demorei quase 6 meses e o resultado foi: meu cabelo embolou muito, muito muito e eu precisei cortá-lo um pouco.

7. Vale a pena para quem está em transição capilar?

Vale sim! Conheço muitas meninas que usam desse artifício para passar por esse período.

8. As mechas soltam com o tempo?

Soltam sim. Em média, já notei que soltam entre umas 10/15 mechas, especialmente quando está na hora da manutenção. Querendo o não, a colinha vai ficando “velha” e além disso o cabelo cresce, o que faz com que as mecham desçam um pouco nos fios. Não é nada que deixe um buraco na cabeça (eu devo colocar mais 200 mechas de mega!), mas é normal ir soltando depois de dois/três meses. No mais, to sempre aí jogando cabelo igual a Beyoncé sem medo algum!

9. Dói?

Na primeira vez que coloquei o mega doeu bastante sim. Tomei Dorflex pra dormir, rs! Mas pensa: você tá colocando um novo peso na sua cabeça, um peso com a qual ela não está acostumada! Doeu só nesse primeiro dia e depois não sei nunca mais, em nenhuma manutenção!

10. Você pensa em usar laces?

MEU SONHO! Queria ter uma de cada cor, de cada textura… Seria muito mais prático, inclusive! Porém, uma lace BOA é cara, então não quero investir nisso por agora. Quem sabe no futuro, não é mesmo?

11. Por que você não usa seu cabelo natural?

Porque eu não quero :)! Nessa pergunta eu preciso desabafar o quão incômodo é ter pessoas te julgando ou questionando porque você faz x ou y com o seu próprio cabelo. Isso me incomoda especialmente quando vem de pessoas brancas. Ditaram tanto sobre a beleza dos nossos cabelos no passado e agora que MUITAS meninas se libertaram dessa ditadura querem julgar e dizer às que não tomaram essa decisão o que fazer também? Como já disse em outros momentos, uma das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos tempos para a estética e aceitação negra foi a transição capilar. E que ela continue acontecendo. E que entendam que não é moda, mas sim um ato político e social. Porém, não são todas as mulheres negras que querem ou estão prontas para usarem seus cabelos naturais, entende? Mesmo com toda a consciência dos padrões sociais a respeito da decisão de alisar o cabelo, usar mega, trança, ou qualquer outra coisa que não seja o fio natural, é a escolha pessoal. E isso deve ser respeitado. Sem questionamentos, especialmente de pessoas brancas. E você, mulher negra que usa seu cabelo natural, não questione ou diminua outras negras que não querem seguir o mesmo caminho que você. Elas não são menos negras por isso. 🙂

Extra: vídeos em que dou dicas sobre o mega no meu finado canal do youtube:

Rotina capilar com megahair
Os maiores erros que cometi usando megahair
Como comprar o cabelo perfeito para o megahair
O lado ruim de usar megahair
Coloquei mais cabelo: 1 ano de megahair cacheado

Dito isso, acho que respondi a maioria das perguntas a respeito do megahair. Se você tem uma amiga que tá afim de colocar mega, manda esse post pra ela, também possa ajudar. E se tiver mais alguma dúvida, não deixe de comentar aqui embaixo ou me mandar um inbox no Instagram (é @k.arlalopes).

Karla Lopes

Karla Lopes tem 27 anos, é de Belo Horizonte, blogueira e jornalista trabalhando há 10 anos com produção de conteúdo para a Internet. Além disso, aventura-se com produção de cerâmicas feitas à mão (que são vendidos na minha loja: www.heycutestore.com). Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *