Search here...
TOP
Uncategorized

Como usar óleo de coco na sua rotina de beleza

Vocês perceberam que, de uns tempos pra cá, o óleo de coco entrou com tudo na rotina de beleza de milhares de mulheres? Pois é, o produto é considerado um hidratante natural, que melhora a elasticidade da pele, deixando a mais macia. Além disso, ele é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce de diversas áreas do corpo.
Recebi esses dias por email, que gerou o tema para este post, algumas funções para o óleo indicadas pelo médico e cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo ele, “o óleo de coco é composto em grande parte por ácido láurico, uma substância rica em gorduras, com propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana. Isso faz do óleo um ótimo hidratante oclusivo, ou seja, que impede a perda de água, melhora a flora bacteriana natural da pele e também promove uma limpeza profunda e restauradora”. Vejam só como incluir o produto na sua rotina de beleza, desde os cuidados com a pele, até a saúde bucal. 
Pele do rosto
O óleo atua como emoliente, deixando a pele do rosto mais macia e homogênea. No entanto, Dr. Duprat aconselha que o produto não seja utilizado de forma exagerada por quem tem pele oleosa ou com acne, pois ele pode piorar a obstrução dos poros.
Retirando a maquiagem
Por ser um óleo, ele pode ser um grande amigo na hora de tirar as maquiagens dos olhos, inclusive máscaras de cílios à prova d’água.
Pele do corpo
No corpo, além de hidratar as áreas mais secas, como joelhos e cotovelos, que precisam de uma dose extra de cuidados, o óleo ajuda a combater aquelas manchinhas brancas de micose, que aparecem na pele durante o verão. Ele também é um aliado no tratamento dos pés, pois hidrata a pele rígida do calcanhar e também evita a proliferação de micro-organismos que podem causar maus odores e infecções fúngicas.  
Cabelos
Para os cabelos, o óleo deve ser usado somente no comprimento dos fios, evitando a aplicação no couro cabeludo. A dica do médico é não usar o produto em excesso, já que pode obstruir os poros do couro, causando um aumento na oleosidade e até queda e enfraquecimento dos fios. Mas, apesar disso, o produto é um ótimo hidratante para pontas com ressecamento.
Limpeza da boca
Graças à propriedade antimicrobiana, o bochecho com óleo de coco pode reduzir em até 50% as placas bacterianas orais. Para fazer em casa, basta colocar o óleo na boca e fazer um bochecho intenso por alguns minutos. A ação mecânica atua em conjunto com os outros benefícios do óleo, removendo a placa e promovendo uma sensação de limpeza nos dentes, boca e língua.
Hidratante de cutículas
Na hora de fazer as unhas, o óleo também pode servir para hidratar a suas cutículas. Além disso, ele também serve para amolecer as pelinhas, sabe? 
Pós depilação
Se você sofre com pelinhos encravados, vai gostar desse solução também. Logo após a remoção dos pelos, o produto pode ser utilizado para deixar a pele hidratada e prevenir possíveis irritações. 
Bacana, né? E o mais legal é que o óleo de coco é bem baratinho (lembre-se sempre de comprar o extra-virgem, que é mais próximo do produto natural). Caso vocês conheçam outros usos para para ele, não se esqueçam de compartilhar aqui nos comentários!
TAGS:

Karla Lopes

Karla Lopes tem 27 anos, é de Belo Horizonte, blogueira e jornalista trabalhando há 10 anos com produção de conteúdo para a Internet. Além disso, aventura-se com produção de cerâmicas feitas à mão (que são vendidos na minha loja: www.heycutestore.com). Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

1 COMMENT

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *